O concurso público da Polícia Militar do Tocantins (PM-TO) tem mais de 74 mil participantes que disputam 1000 vagas no Curso de Formação de Soldados. São 900 vagas para candidatos do sexo masculino e 100 vagas para candidatas do sexo feminino.
As provas objetivas que ocorreram no último domingo, 11 de março, com caráter eliminatório e classificatório. A pontuação irá de zero a 100, sendo considerado aprovado aquele que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos. O gabarito preliminar desta etapa já pode ser consultado no site da organizadora.
Os aspirantes realizaram uma prova dissertativa de redação. A pontuação máxima será de 20 pontos, sendo considerado aprovado aquele que obtiver no mínimo 30% do total de pontos.
A segunda etapa do certame contará com um teste de capacidade física, de caráter eliminatório, realizado na cidade de Palmas/TO. O objetivo desta etapa é verificar a capacidade mínima necessária para suportar, física e organicamente, as exigências próprias do cargo.
A terceira etapa do concurso é composta por uma avalição psicológica, de caráter eliminatório. Esta etapa é um processo realizado mediante emprego de um conjunto de procedimentos objetivos e científicos, que permite identificar aspectos psicológicos do candidato para fins de prognóstico do desempenho das atividades relativas à graduação de Soldado da Policial Militar. Tais atividades submetem a forte pressão externa e emocional, porte de arma de fogo, risco de morte, de invalidez, de contágio por doenças, de degeneração do estado de saúde mental, de lesão corporal, de responsabilidade civil, penal e administrativa.
Já a quarta etapa será a avalição médica e odontológica, que será realizada pela junta de saúde composta por profissionais da área de saúde. Serão convocados para esta etapa todos os candidatos aprovados e classificados nas etapas anteriores do concurso.
A quinta etapa é a investigação social e da vida pregressa, de caráter eliminatório, na qual será realizada usando as formas legais de obtenção de informações sobre a conduta e a vida pregressa do candidato.
Curso de formação
Serão convocados para o curso de formação os 1000 primeiros classificados, aprovados e aptos nas etapas do concurso. O Aluno-Soldado, durante o curso, será preparado para o exercício de atividades de policiamento ostensivo geral nos seus diversos tipos, processos e modalidades. No decorrer da formação o aspirante estará sujeito às leis, normas e regulamentos que regem a Polícia Militar, além daquelas vigentes no Estabelecimento de Ensino em que vier a ser matriculado.
O prazo de validade deste concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado do concurso público