O concurso público da Prefeitura de Pelotas no estado do Rio Grande do Sul, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 28 mil candidatos que disputam 375 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de acordo com o cargo e a jornada de trabalho, entre R$ 998,00 e R$ 7.107,14. As provas objetivas referentes aos editais nº 134/2019 e nº 135/2019, serão realizadas no dia 15 de dezembro.
As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 17 de novembro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas de acordo com o nível de escolaridade, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos.
Gabarito
O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado nesta segunda-feira, 18 de novembro, através do site de organizadora.
Haverá Prova Prática, de caráter classificatório e eliminatório, para os cargos de Auxiliar Operacional, Cozinheiro, Motorista, Operador de Máquinas, Merendeira e Intérprete de Libras. Esta, destina a avaliar a experiência e os conhecimentos práticos e técnicos que os candidatos possuem no desempenho de atividades que são inerentes ao cargo pleiteado, constando de demonstração prática de sua habilitação na execução das atribuições do cargo, resultando em Laudo de Avaliação de Habilidade Técnica.
Haverá Prova de Títulos, de caráter exclusivamente classificatório, para os cargos de nível superior. O candidato deverá encaminhar para a Legalle Concursos, via meio eletrônico, no período indicado no Cronograma de Execução, todos os títulos digitalizados, em arquivos digitais. O Formulário Eletrônico de Títulos estará disponível na Área do Candidato do site da Legalle Concursos.
O teste de aptidão física, de caráter eliminatório, para o cargo de Agente de Trânsito e Transporte, será realizado em data definida no cronograma do Concurso trazido pelo capítulo II do edital, mediante convocação do candidato, através de edital. O teste de aptidão física será aplicado, exclusivamente, aos 250 primeiros candidatos aprovados na prova objetiva, dentre os que atingirem nota final igual ou superior a 50 pontos. O teste tem por finalidade avaliar a aptidão física dos candidatos para o desempenho de atividades que são inerentes ao cargo resultando em Laudo de Constatação de Aptidão Física.
A avaliação psicológica, de caráter eliminatório, será realizada aos candidatos considerados aptos no TAF - Teste de Aptidão Física, consistindo na utilização de procedimentos científicos destinados à identificação dos aspectos psicológicos, para fins de prognóstico da compatibilidade das características do candidato para o desempenho das atribuições do cargo de A gente de Trânsito e Transporte. Esta, será realizada por Psicólogo, devidamente registrado no órgão de classe, conforme as normas em vigor do Conselho Federal de Psicologia, na qual serão utilizados testes definidos a partir dos perfis psicológicos ocupacionais, baseados nas atribuições e atividades do cargo.
Os recursos deverão ser enviados por Formulário Eletrônico que será disponibilizado na Área do Candidato do site da Legalle Concursos.
Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, de acordo com a pontuação final obtida.
A nota final dos candidatos será expressa pela pontuação obtida na prova teórico-objetiva, somada às demais etapas realizadas pelo candidato.
A classificação será apurada somente após a divulgação das notas oficiais de todas as etapas compreendidas no presente Concurso Público.
O concurso terá validade por dois anos a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério do Município de Pelotas.