O concurso público da Prefeitura de Gravataí no estado do Rio Grande do Sul, que ocorreu no último final de semana, contou com mais nove mil candidatos que disputam 41 vagas imediatas e formar cadastro de reserva em diversos cargos de nível superior, técnico, médio e fundamental. No cadastro reserva as nomeações conforme a demanda da administração durante a validade do concurso que será de um ano após a homologação dos resultados, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.
As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 01 de dezembro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 100 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos.
Gabarito
Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados nesta segunda-feira, 02 de dezembro, através do site da organizadora.
Para os candidatos ao cargo de Guarda Municipal, haverá exame de aptidão física, de caráter eliminatório. Esta, tem como objetivo de avaliar a condição física do candidato para o exercício das funções do cargo e ocorrerá na cidade de Gravataí/RS, e a convocação será por edital próprio. O candidato convocado deverá apresentar no dia do exame, Atestado Médico emitido preferencialmente por um médico com especialidade em Cardiologia ou Medicina Esportiva, datado de no máximo 30 dias anteriores à data da convocação.
Serão convocados para a avaliação psicológica somente os candidatos ao cargo de Guarda Municipal aprovados na prova objetiva e exame de aptidão, os demais serão eliminados do concurso público. Esta, de caráter eliminatório, será realizada em data, local e horário a serem divulgados em edital próprio e observará as condições estabelecidas neste instrumento e na Resolução nº 001, de 19 de abril de 2002, do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Esta, tem como objetivo auxiliar na seleção de candidatos, mensurando, de forma objetiva e padronizada, características e habilidades psicológicas do candidato, de acordo com as atribuições do cargo.
Haverá provas de títulos para os cargos de Professor da Educação Infantil e Professor de Ensino Fundamental - Séries Finais - Letras/Libras, de caráter exclusivamente classificatório, aos candidatos que obtiverem aprovação na prova objetiva, devendo enviar os títulos nas modalidades eletrônica e postal. Serão aceitos certificados digitais que contenham a possibilidade da autenticação eletrônica, sendo que a Legalle Concursos não se responsabiliza por títulos que não puderem ser autenticados no dia em que a Banca Examinadora reunir-se para avaliação, por falhas de ordem técnica no endereço eletrônico da instituição emissora do respectivo título.
Curso de Formação
O candidato aprovado neste Concurso Público para o cargo de Guarda Municipal deverá obter também a aprovação no Curso de Formação instituído pela Lei Municipal n° 2750/2007 para ser empossado no cargo público, que seguirá a Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais da Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP. O Curso de Formação possui caráter eliminatório e a convocação para a sua realização se dará a critério da Administração Municipal, de forma presencial, podendo conter módulos do sistema EAD da SENASP, após a homologação do resultado deste certame.
Os recursos deverão ser dirigidos por Formulário Eletrônico que será disponibilizado no site Legalle Concursos, na Área do Candidato, mediante login informando CPF e senha cadastrada no ato de inscrição.
Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, de acordo com a pontuação final obtida.
A classificação será apurada somente após a divulgação das notas oficiais de todas as etapas compreendidas no presente Concurso Público.
O Concurso terá validade por um ano a partir da data de homologação dos resultados, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.