Será classificado no concurso o candidato que obtiver aprovação nas provas objetivas de múltipla escolha, prova discursiva (quando houver) e na prova prática (quando houver).
A classificação final dos candidatos será feita pela soma dos pontos obtidos nas provas objetivas, prova discursiva (quando houver), provas práticas (quando houver) e avaliação de títulos (quando houver). Para terem direito a nomeação o candidato deve estar classificado dentro do número de vagas em aberto.
Os candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas estabelecido neste Edital serão chamados para o ingresso no cargo, sendo-lhes assegurado o direito subjetivo de nomeação, a qual, quando ocorrer, obedecerá rigorosamente à ordem de classificação.
Os aprovados serão convocados para Comprovação de Requisitos e Exames Médicos. Para que o NUPEM possa expedir o Certificado de Capacidade Física e Mental é necessário que o candidato seja examinada pelos médicos peritos e analisados os exames complementares e os laudos que contém as avaliações dos médicos especialistas.
O candidato aprovado, após convocação e nomeação, ficará sujeito a estágio probatório, durante o qual sua eficiência e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, durante o período de até 3 anos.
A validade deste Concurso Público é de 2 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.