O concurso público da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 31 mil candidatos que disputam 209 vagas em cargos de níveis médio e superior. Do total de vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência, 20% para negros e índios e também 10% para os candidatos com hipossuficiência econômica, conforme lei estadual. Os salários oferecidos variam entre R$ 1.500,00 e R$ 4.554,00.
A prova objetiva e a prova discursiva serão realizadas nas cidades do Rio de Janeiro, Itaperuna, Campos dos Goytacazes, Cabo Frio, Resende e Três Rios.
As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 15 de dezembro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas de acordo com o nível de escolaridade, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 70% do total de pontos.
Gabarito
Os gabaritos preliminares da prova objetiva serão divulgados no endereço eletrônico da organizadora, na página do concurso.
No mesmo dia da prova objetiva, os candidatos realizaram a prova discursiva. A folha de texto definitivo da prova discursiva será o único documento válido para a avaliação da prova discursiva.
A prova de desempenho didático será realizada para os candidatos ao cargo de Professor de Ensino Superior FAETEC, sendo de caráter eliminatório e classificatório. Serão convocados para realizar a prova de desempenho didático os candidatos às vagas de ampla concorrência aprovados na prova objetiva e classificados em até quinze vezes o número de vagas de cada cargo/área do conhecimento/região, respeitando-se os empates na última posição. Esta, consistirá de uma aula, desenvolvida sobre um tema previamente sorteado, no tempo mínimo de 15 minutos e máximo de 20 minutos, ministrada em linguagem adequada, em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliação, perante uma banca examinadora composta por dois professores.
Haverá Avaliação de títulos, de caráter classificatório, para os candidatos aos cargos de Professor FAETEC I, Orientador Educacional, Supervisor Educacional, Técnico Superior - Assistente Social, Instrutor para Disciplinas Profissionalizantes I, Inspetor de Alunos e Agente Administrativo. O candidato, convocado para a entrega de documentação para a avaliação de títulos, deverá acessar a ÁREA DO CANDIDATO, no endereço eletrônico da organizadora, na página do concurso, e enviar, via upload, os documentos que deverão ser considerados para a avaliação de títulos.
O candidato que desejar interpor recursos, contará com dois dias, a contar do primeiro dia útil da publicação do objeto de recurso.
A nota final do Concurso Público será calculada considerando-se a nota da prova objetiva, a nota da prova discursiva, a nota da prova de desempenho didático, e a nota da avaliação de títulos.
O prazo de validade do concurso público será de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano, contados a partir da data de homologação do resultado final.