O concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de dois mil candidatos que disputam 150 vagas no Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças Especialistas. São 60 vagas para Soldados da Saúde, 26 para Técnico de Enfermagem, 15 para Auxiliar de Farmácia, 9 para Técnico em Patologia Clínica e 10 para Técnico de Saúde Bucal, além de 90 vagas para Soldados Músicos. O Soldado 2ª Classe fará jus, durante o período do curso, à remuneração de R$ 3.506,41, mais abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor.
As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos aos cargos de nível superior, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 100 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 60% do total de pontos.
Gabarito
A divulgação do gabarito oficial será nesta segunda-feira, 25 de fevereiro, através do site da organizadora.
Os candidatos realizaram juntamente com as provas objetivas, uma prova dissertativa, de caráter eliminatório. Esta, foi constituída na elaboração de uma redação cujo tema foi sorteado no dia de sua realização e terá valor de 100 pontos. Para ser habilitado nesta etapa, o concorrente deverá obter notas igual ou superior a 70% do total de pontos.
Serão convocados para submissão à segunda fase do concurso para a realização de avaliação psicológica, Avaliação Física Militar (AFM), Exames de Saúde (preliminares e complementares) e Exame Toxicológico, todos os candidatos aprovados na primeira fase, conforme critérios estabelecidos no edital.
As avaliações psicológicas, de caráter eliminatório, serão realizadas em Belo Horizonte ou Contagem, por clínicas psicológicas credenciadas e supervisionadas pela PMMG, as quais serão divulgadas aos candidatos no ato da convocação para a realização dos exames.
A Avaliação Física Militar (AFM) é composta de Avaliação Médica (AM)/Controle Fisiológico (CF) e do Teste de Capacitação Física (TCF) e será realizada em conformidade com a Resolução nº 4.642, de 28/12/2017, que dispõe sobre a Avaliação Física Militar - AFM, a ser aplicada aos candidatos dos concursos e processos seletivos da PMMG. O TCF será realizado na Academia de Polícia Militar (APM) ou outro local a ser definido pela administração do concurso e publicado no ato de convocação, e O TCF terá caráter eliminatório e classificatório, devendo o candidato alcançar o mínimo de 60% (sessenta por cento) de rendimento em cada modalidade para aprovação.
Os exames de saúde dividem-se em duas etapas: exames preliminares e exames complementares. Estes, de caráter eliminatório, e serão realizados pela PMMG, em Belo Horizonte, na Academia de Polícia Militar (APM) ou outro local indicado pela administração do concurso, caso necessário, o que será divulgado junto com a convocação.
Após análise e solução de todos os recursos referentes a cada ato que compõe esta fase, será publicado no site do CRS, em data a ser definida pela administração do concurso, o resultado da segunda fase e a convocação para a terceira fase.
Serão convocados para submissão à terceira fase do concurso, todos os candidatos aprovados na segunda fase para os candidatos ao cargo de músico.
A prova prática, de caráter eliminatório e classificatório, terá valor de 120 (cento e vinte) pontos, versará sobre o conteúdo das matérias específicas e será aplicada de acordo com o roteiro de orientações e conteúdo previstos no edital. O resultado da terceira fase (prova prática) será divulgado no site do CRS, por ordem de classificação.
Caberá recurso, devidamente fundamentado, de qualquer resultado de prova, teste, avaliação, exame ou de ato específico, devendo o candidato protocolar requerimento conforme modelo constante no edital, no prazo de dois dias úteis, contados da data do resultado.
Será matriculado no CFSd QPE/2019 o candidato que tiver sido aprovado e classificado dentro do limite das vagas previsto, preencher os requisitos exigidos, bem como as demais condições deste edital, conforme o caso, e apresentar, na data estipulada para matrícula.
O concurso terá validade de trinta dias, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, contados da data do resultado final/homologação do concurso.
Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público