O Ministério Público do estado de Minas Gerais (MPMG) realiza provas para a seleção 40 novos Promotores de Justiça. A prova preambular acontece em 2 de abril e o gabarito está previsto para 04/04.
Dos candidatos é pedida a graduação em Direito, mais três anos de prática de atividade jurídica comprovada. A função tem salário inicial de R$ 26.125,17. Mais de 8 mil pessoas estão na disputa pelas vagas e haverá reserva de 10% das vagas a pessoas com deficiência.
Provas
Foram 80 questões sobre Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Administrativo, Direito Financeiro e Tributário, Teoria Geral do Ministério Público, Direito Penal e Criminologia, Direito Processual Penal, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Material Coletivo e Direito Processual Coletivo.
Além dessa etapa, estão previstas quatro etapas de provas especializadas, sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de higidez física e mental, exame psicotécnico, quatro provas orais e avaliação de títulos.
Gabaritos
A organizanizadora Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) prevê a divulgação do gabarito preliminar das provas para o dia 4 de abril. O prazo recursal será de três dias úteis, contados a partir do dia seguinte ao de publicação.
Para fins de convocação, o concurso terá validade por dois anos a partir de sua homologação de resultado, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.