O concurso público da Prefeitura de Venâncio Aires, no estado do Rio Grande do Sul, que ocorreu no último final de semana, contou com quase mil candidatos inscritos. O certame busca o preenchimento de 46 vagas imediatas, além da formação de cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior. Os novos servidores terão salários entre R$ 1.632,34 e R$ 17.582,89, conforme o cargo e sua jornada de trabalho, que vai de 10 a 40 horas por semana.
As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 18 de dezembro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas de acordo com o nível de escolaridade, e será considerado aprovado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 60% na nota final, no mínimo, 50% da disciplina de conhecimentos específicos e que não tenham zerado nenhuma das disciplinas.
Gabarito
A publicação do gabarito preliminar da prova objetiva será após as 14 horas desta segunda-feira, 19 de dezembro, através do site www.legalleconcursos.com.br.
Confira o gabarito preliminar aqui!
Para os candidatos aos cargos de Médico Comunitário, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra e Médico de Atenção Básica haverá prova de títulos de caráter classificatório. Para o cargo de Eletricista será aplicado prova prática, de caráter eliminatório e classificatório.
Haverá curso de Formação inicial, de caráter eliminatório, para os candidatos ao cargo de Agente de Combate às Endemias. Este, terá carga horário de 40 horas, e será realizado na data provável de 30 de janeiro a 03 de fevereiro de 2023.
O candidato que desejar poderá interpor recursos, no período de dois dias úteis, a contar do primeiro dia útil subsequente ao dia da publicação do objeto de recurso.
A homologação final do certame, dará início aos trâmites necessários para o ingresso dos servidores (nomeação e posse), respeitada sempre a ordem de classificação e o percentual de vagas reservadas.
Processados todos os resultados e identificado empate no total de pontos entre dois ou mais aprovados, o desempate, para efeitos da classificação final, se dará nos termos abaixo definidos:
- 1ª preferência: candidatos com idade igual ou superior a 60 anos completos até o último dia de inscrição neste certame, em conformidade com o Estatuto da Pessoa Idosa;
- 2ª preferência: candidatos que comprovarem o efetivo exercício da função de jurado, nos termos do Código de Processo Penal;
- 3ª preferência: pela nota obtida, conforme provas e disciplinas previstas para cada cargo, na ordem que segue:
- obtiver maior nota em conhecimentos específicos;
- obtiver maior nota em português;
- obtiver maior nota em informática;
- obtiver maior nota em matemática;
- obtiver maior nota em legislação.
- 4ª preferência: maior idade (exceto os enquadrados na letra "a" deste item), considerando dia, mês e ano do nascimento;
- 5ª preferência: persistindo o empate entre os candidatos, depois de aplicados os critérios acima, o desempate dar-se-á por sorteio, o qual, se necessário, será realizado em ato público, a ser divulgado por edital.
A nomeação dos candidatos será publicada via e-mail e/ou telefone, conforme dados informados pelo candidato no formulário eletrônico de inscrição ou posteriormente atualizados.
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da Administração.