O concurso público do Ministério Público de São Paulo, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 44 mil candidatos. O certame tem o objetivo de preencher 5 vagas e formar cadastro reserva nos cargos de Oficial e Analista de Promotoria. O salário inicial para o cargo de Oficial de Promotoria é de R$ 5,429,56 e de Analista de Promotoria será de R$ 7.326,49.
As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 12 de março de 2023, foram compostas por questões de múltipla escolha. Essas, serão avaliadas de acordo com o cargo disputando, sendo considerado aprovado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos.
Gabarito MP-SP
Os gabaritos preliminares foram divulgados nesta terça-feira, 14 de março de 2023, através do site do FGV Concursos. Já os gabaritos definitivos, estão previstos para serem divulgados no dia 04 de abril de 2023.
Gabarito preliminar Oficial Promotoria I
Gabarito preliminar Analista de Promotoria I
Para os candidatos ao cargo de Analista de Promotoria a segunda fase será composta por prova de Títulos, de caráter classificatório. Esta, tem como objetivo valorizar a formação acadêmica do candidato. A pontuação total da prova de títulos estará limitada ao valor máximo de 4 pontos.
Já para o cargo de Oficial de Promotoria I, a segunda fase será composta por prova Prática de Digitação, de caráter classificatório. Esta, visa avaliar as habilidades do candidato por meio de demonstração prática das atividades a serem desempenhadas no exercício do cargo. A prova prática consistirá em digitação de um texto impresso, com aproximadamente 1.800 caracteres, em microcomputador com Pacote Microsoft Office 2016 e Sistema Operacional Windows 10 ou similar, e terá duração de 11 minutos. A prova prática de Digitação será avaliada na escala de zero a 10 pontos e considerará toda e qualquer divergência em relação ao texto fornecido.
Será admitido recurso em face de todos os editais, no prazo de dois dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil subsequente ao da publicação do ato recorrido.
A publicação do resultado de cada fase do concurso, inclusive o resultado final, será feita em três listas:
- A primeira contendo a pontuação de todos os candidatos, inclusive a de pessoas com deficiência e a de candidatos negros, se aprovados;
- A segunda, a pontuação dos candidatos com deficiência; e,
- A terceira, a pontuação dos candidatos negros.
Para os cargos de Oficial de Promotoria, na hipótese de igualdade de nota final prevalecerá, para fins de desempate, sucessivamente, o candidato que:
- tiver idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos nos termos da Lei federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003, entre si e frente aos demais, sendo que será preferência ao de idade mais elevada;
- maior pontuação em Conhecimentos Específicos - no Módulo II;
- maior pontuação em Língua Portuguesa;
- maior pontuação em Matemática e Raciocínio Lógico;
- obtiver maior pontuação na Prova Prática;
- tiver exercido, efetivamente, a função de jurado, nos termos da Lei federal nº 11.689/2008;
- mais idoso entre aqueles com idade inferior a 60 (sessenta) anos.
Para os cargos de Analista de Promotoria I, na hipótese de igualdade na pontuação final, terá preferência para fins de desempate, sucessivamente, o candidato que:
- tiver idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos nos termos da Lei Federal nº 10.741/03;
- obtiver maior pontuação em Conhecimentos Específicos - no Módulo II;
- obtiver maior pontuação em Língua Portuguesa;
- obtiver maior pontuação em Atualidades;
- tiver exercido, efetivamente, a função de jurado, nos termos da Lei Federal nº 11.689/2008; e,
- mais idoso entre aqueles com idade inferior a 60 anos.
Persistindo ainda o empate, poderá haver sorteio na presença dos candidatos envolvidos.
O Concurso Público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a critério do Ministério Público do Estado de São Paulo.