O concurso público do Departamento Estadual de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN-DF), que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 97 mil candidatos. O certame busca o preenchimento de 366 vagas imediatas e cadastro reserva nas carreiras de Analista e Técnico em Atividades de Trânsito. Os salários ofertados variam de R$ 4.650,00 a R$ 6.437,50.

No último domingo, 11 de dezembro, os concorrentes realizaram provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 90 pontos, sendo considerado aprovado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total, ou seja, 45 pontos.

Gabarito

A divulgação do gabarito preliminar das provas objetivas, saiu no domingo, 11 de dezembro, através do endereço eletrônico do IBFC.

Gabarito para Analista em Atividades de Trânsito:

Versão A

Versão B

Versão C

Gabarito para Técnico em Atividades de trânsito:

Versão A

Versão B

Versão C

Próximas etapas

No mesmo dia das provas objetivas, os candidatos ao cargo de Analista em Atividades de Trânsito realizaram Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, será avaliada na escala de zero a 30 pontos, considerando-se habilitado o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 15 pontos.

O prazo para interposição de recurso será de dois dias úteis no horário das 10 horas do primeiro dia às 17 horas do último dia, contados do primeiro dia subsequente da data de publicação oficial do ato objeto do recurso.

Será considerado aprovado neste Concurso Público o candidato que obtiver a pontuação e os critérios mínimos exigidos para aprovação.

Na hipótese de igualdade de nota final entre candidatos serão aplicados critérios de desempate, tendo preferência, sucessivamente, o candidato que tiver:

  • idade igual ou superior a 60 anos, até a data da prova objetiva (Lei Federal nº 10.741/2003 - Estatuto do Idoso);
  • maior nota na prova objetiva de conhecimentos específicos;
  • maior nota na prova objetiva de conhecimentos básicos;
  • maior nota na disciplina de língua portuguesa;
  • maior nota na disciplina de legislação geral;
  • maior idade, considerando dia, mês e ano;
  • exercido efetivamente a função de jurado no período entre a data de publicação da Lei federal nº 11.689/2008 e a data de publicação deste Edital, conforme o item 7.2 do edital.

A nomeação do candidato ficará condicionada à classificação e aprovação em todas as etapas e avaliações do Concurso Público.

O prazo de validade do presente Concurso Público é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.