O concurso público da Secretaria de Administração Penitenciária do Pará, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 34 mil candidatos. O certame pretende preencher 1.945 vagas de Policial Penal - Agente Penitenciário. O salário inicial é de R$ 2.810,00 em regime de escala, a ser definido após o ingresso no cargo.

No último domingo, 14 de novembro, os candidatos tiveram 4 horas e 30 minutos para a realização das provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que foram compostas por questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 50 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos.

Gabarito

O gabarito preliminar das provas objetivos, foi divulgado nesta terça-feira, 16 de novembro, através do site da Cetap.

Veja o gabarito completo aqui!

Juntamente com as provas objetivas, os candidatos realizaram uma prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, foi constituída pela elaboração de um texto narrativo, dissertativo ou descritivo, com pontuação total variando entre zero e 50 pontos. Somente serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos aprovados na prova objetiva e que estejam mais bem classificados.

Próximas etapas

Para os concorrentes que forem considerados aprovados na primeira etapa, haverá Avaliação Psicológica, de caráter exclusivamente eliminatório. Esta, tem o objetivo de verificar a aptidão do candidato para o exercício do cargo. A avaliação será realizada pelo CETAP, em lugar e dia a serem divulgados em edital a ser divulgado oportunamente.

Os candidatos que forem aprovados na avaliação psicológica, passarão por Exame médico, de caráter exclusivamente eliminatório. Este, será composto por avaliação clínica, realizada por junta médica, e de exames médicos e laboratoriais.

Haverá também, prova de Aptidão Física, de caráter exclusivamente eliminatório, para todos os candidatos considerados aptos no Exame Médico. A prova, será composto por teste de barra fixa, flexão abdominal sobre solo com duração de um minuto, flexão de braço no solo e teste de corrida com duração de 12 minutos. Será considerado(a) apto(a) na Prova de Aptidão Física o(a) candidato(a) que atingir o desempenho mínimo em todos os testes.

Para os concorrentes aprovados nas etapas anteriores, haverá Investigação Social para Verificação dos Antecedentes Pessoais, de caráter exclusivamente eliminatório. Esta etapa, ocorrerá durante o transcurso do concurso público, incluindo primeira e segunda fase, por meio de investigação no âmbito social, funcional, civil e criminal, a fim de buscar os elementos que demonstrem que o candidato possui idoneidade moral e conduta ilibada, imprescindíveis para o exercício das atribuições inerentes ao cargo de Policial Penal (Agente Penitenciário).

O candidato que desejar interpor recurso, contará com dois dias úteis para fazê-lo, a contar da data de divulgação do objeto de recurso.

Curso de Formação Profissional

O Curso de Formação de caráter eliminatório e classificatório tem como objetivo desenvolver sólida formação profissional aos aprovados para o cargo que pretende preencher, capacitando-os para o exercício das funções inerentes ao cargo mediante a aquisição das necessárias habilidades e conhecimentos conceituais, atitudinais e procedimentais básicos.

Para efeito de classificação final no presente concurso público, será considerada a nota final no Curso de Formação Profissional que será igual à média auferida pelo candidato/aluno no Curso de Formação Profissional, que será resultante da soma das notas finais de cada disciplina, dividido pelo número de disciplinas do curso, não podendo ser inferior a 7 (sete).

O prazo de validade do concurso público para nomeação dos aprovados será de dois anos a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da SEAP.