Foram mais de 29 mil candidatos que realizaram no último final de semana, a primeira etapa do concurso público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. O certame busca o preenchimento de 184 vagas em cargos de níveis médio, técnico e superior nas carreiras de Técnico-administrativo em Educação e também para Professores da Carreira do Magistério Básico, Técnico e Tecnológico. As remunerações atingem R$ 9.616,18.

No último domingo, 27 de novembro, foram aplicadas as provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas de acordo com o cargo pretendido, sendo considerado aprovado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total e nota maior que zero em cada disciplina.

Gabarito

O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado nesta terça-feira, 29 de novembro, através do site da Fundação Cefetminas.

Juntamente com as provas objetivas, os candidatos aos cargos de Professor de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico realizaram prova dissertativa, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, terá pontuação máxima de 100 pontos, sendo considerado aprovado o concorrente que obtiver 50% do total de pontos da prova.

Para os candidatos aos cargos de Professor de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, haverá prova de Desempenho Didático, de caráter eliminatório e classificatório. Estas, terão pontuação máxima de 100 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver alcançado 60% do total.

Haverá prova de Títulos, de caráter classificatória, para os candidatos aos cargos de Professor de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Somente serão avaliados nessa etapa os documentos entregues pelos candidatos aprovados na etapa anterior, referente a prova de desempenho didático. Esta, terão pontuação máxima de 100 pontos.

Poderá ser interposto recurso, sem efeito suspensivo, contra os resultados preliminares nas etapas do concurso, dispondo de dois dias úteis para fazê-lo, contados do ato de publicação (horário de Brasília/DF), conforme procedimentos disciplinados nos respectivos editais de resultados provisórios.

A nota final de cada etapa será calculada a partir da nota ou média aritmética, multiplicada pelo peso atribuído à etapa, conforme descrito no edital.

A classificação final dos candidatos aprovados obedecerá à ordem decrescente da pontuação total, respeitada a condição de reserva de vagas.

Em caso de empate no resultado final terá preferência o candidato que tiver sucessivamente:

  • Maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático;
  • Maior número de pontos na Prova Escrita Dissertativa;
  • Maior número de pontos na Prova Objetiva;
  • Maior número de pontos na Prova de Títulos.
  • Idade mais elevada, salvo na hipótese prevista na Lei n. 10.741/2003, em que este critério prevalece sobre os demais;
  • Maior tempo no exercício efetivo da função de jurado, de acordo com Art. 440 da Lei n. 11.689/2008.

A homologação do presente Concurso Público ficará a cargo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA.

O concurso público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia tem prazo de validade de 2 anos, a contar da data de publicação de homologação do resultado final do certame no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério do IFBA.