O concurso público da Prefeitura de Viana no estado do Espírito Santo, que ocorreu no último domingo, 17 de março, contou com mais de quatro mil candidatos que disputam 202 vagas em cargos na área da Educação e em outras áreas da administração. Do total de vagas abertas, 11 serão reservadas para as pessoas com deficiência e 38 para os candidatos negros. A prefeitura oferece salários entre R$ 970,00 e R$ 2.674,98.
Ocorrendo empate no total de pontos, o desempate beneficiará sucessivamente:
- O candidato que tiver idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição neste concurso, conforme artigo 27, parágrafo único, da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso);
- O candidato que obtiver maior nota na prova de Conhecimentos Específicos;
- O candidato que obtiver maior nota na prova de conhecimentos gerais. (questões de 01 a 20);
- O candidato que obtiver maior nota na prova de português (questões de 01 a 10);
- O candidato de mais idade;
- O candidato com maior número de filhos.
Será eliminado o candidato que não obtiver, em todas as avaliações, a pontuação mínima de 50%, em cada uma das provas tanto de conhecimentos gerais quanto conhecimentos específicos.
A ordem de convocação dos candidatos aprovados obedecerá a ordem de classificação, ainda, convocados por meio de telegrama com aviso de recebimento ou carta registrada, devendo assumir o cargo impreterivelmente no prazo estipulado na comunicação oficial sob pena de perda do direito de ser nomeado.
O prazo de validade do concurso será de dois anos contados da data de sua homologação, podendo, por ato expresso do Chefe do Poder Executivo Municipal, ser prorrogado uma única vez por igual período.