A Polícia Civil do Distrito Federal divulgou na última terça-feira, 30 de junho, o edital do concurso público destinado ao provimento de 600 vagas e a formação de cadastro de reserva no cargo de agente de polícia. No total, são 450 vagas em ampla concorrência, 30 vagas para pessoas com deficiência e 120 vagas para negros. Já para o cadastro reserva são 900 vagas em ampla concorrência, 60 vagas para pessoas com deficiência e 240 vagas para negros. Para disputar as vagas é necessário diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas, via internet, de 18 de agosto até as 18 horas do dia 08 de setembro de 2020, horário oficial de Brasília/DF, através do site do Cebraspe. A taxa de inscrição é de R$ 196,00.

O concurso

O concurso será composto de duas etapas:

Primeira etapa:

- Prova Objetiva: de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões de conhecimentos básicos e 70 questões de conhecimentos específicos.

- Prova Discursiva: de caráter eliminatório e classificatório.

- Exames biométricos e avaliação médica: de caráter eliminatório.

- Prova de capacidade física: de caráter eliminatório.

- Avaliação psicológica: de caráter eliminatório.

- Sindicância de vida pregressa e investigação social: de caráter eliminatório.

Segunda etapa:

- Curso de formação profissional: de caráter eliminatório e classificatório, será realizado segundo a ordem de classificação dos candidatos aprovados na primeira etapa do concurso, observados os critérios de desempate.

Veja o edital completo aqui!

As provas objetivas e a prova discursiva terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável de 18 de outubro de 2020.

O cargo

O agente de polícia deverá realizar atividade de nível superior, envolvendo investigar atos ou fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais; assistir a autoridade policial no cumprimento das atividades de polícia judiciária; coordenar ou executar operações de natureza policial ou de interesse de segurança pública; executar intimações, notificações ou quaisquer outras atividades julgadas necessárias ao esclarecimento de atos ou fatos sob investigações; dirigir veículos automotores em serviços, ações e operações policiais; executar demais serviços de apoio à autoridade policial, além de outras atribuições inerentes ao cargo, previstas em legislação específica, notadamente no art. 99 do Regimento Interno da PCDF, aprovado pelo Decreto Distrital nº 30.490, de 22 de junho de 2009.

O salário para o cargo é de R$ 8.698,78.