O concurso público da Força Aérea Brasileira, que ocorreu no último domingo, 8 de julho, contou com mais de 33 mil candidatos que disputam 180 vagas no Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), com início em 2019. São 160 delas para candidatos do sexo masculino e 20 vagas para candidatas do sexo feminino. O CPCAR tem duração de três anos, sob o regime de internato, sendo equivalente ao Ensino Médio regular do Sistema Nacional de Ensino e abrange instruções nos Campos Geral e Militar. Durante a realização do curso, o Aluno estará sujeito ao regime escolar da EPCAR e fará jus à remuneração fixada na legislação específica (R$ 1.044,00), além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si.
No caso de empate das Médias Parciais, o desempate será decidido de acordo com a seguinte ordem de precedência:
- Maior grau obtido na Prova Escrita de Língua Portuguesa (GP);
- Maior grau obtido na Prova Escrita de Matemática (GM);
- Maior grau obtido na Prova Escrita de Língua Inglesa (GI);
- Maior idade.
No caso de empate das Médias Finais, o desempate será decidido de acordo com a seguinte ordem de precedência:
- Maior grau obtido na Prova Escrita de Língua Portuguesa (GP);
- Maior grau obtido na Prova Escrita de Matemática (GM);
- Maior grau obtido na Prova Escrita de Língua Inglesa (GI);
- Maior grau obtido na Prova Escrita de Redação (GR);
- Maior idade.
Serão selecionados para Habilitação à Matrícula no CPCAR 2019, os candidatos aprovados em todas as etapas do processo seletivo e que forem classificados dentro do número de vagas fixadas, considerando a ordem decrescente de suas médias finais, os critérios de desempate e a homologação pela JEA que consolidará, pelo mapa e pela ata, a relação nominal dos candidatos aprovados e selecionados para habilitação à matrícula.
O prazo de validade do EA CPCAR 2019 é de dez dias corridos, a contar da data do início do curso, conforme previsto no Calendário de Eventos.
Acompanhe a divulgação do resultado final do concurso público