O concurso público do Exército Brasileiro que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 12 mil candidatos que disputam 31 vagas para ingresso no Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO) e do Quadro de Capelães (EIA) para ingresso em 2019. As vagas são para áreas de Administração, Direito, Estatística, Informática, Magistério Alemão, Magistério Biologia, Magistério Francês, Magistério História, Enfermagem e Veterinária. No Quadro de Capelães, estão abertas possibilidades nas funções de Capelão Católico e Capelão Evangélico que exigem escolaridade de nível superior e curso de formação teológica.
O exame intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreu no último domingo, 16 de setembro, contou com questões de múltipla escolha. Este, foi dividido em duas etapas, a primeira composta por uma prova de conhecimentos gerais e a segunda composta por questões de conhecimentos específicos. Essas duas partes serão pontuadas em uma escala de zero a 10 pontos, cada parte, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50% de acertos do total em cada etapa.
Gabarito
Os gabaritos das provas do exame intelectual serão divulgados pela EsFCEx por meio da internet, a partir da próxima quarta-feira, 19 de setembro, ficando disponíveis até o processamento dos pedidos de revisão.
A Nota do Exame Intelectual (NEI), expressa por um valor numérico variável de zero a 10, com aproximação de milésimos, é obtida pela média ponderada entre a nota da primeira parte, que corresponde à prova de Conhecimentos Gerais, com peso um, e da segunda parte, que corresponde à prova de Conhecimentos Específicos, com peso três.
A classificação no exame intelectual baseia-se na ordem decrescente das notas do exame intelectual, em cada uma das áreas objeto do calendário anual.
Os aspirantes aprovados no exame intelectual, serão convocados para a realização da inspeção de saúde. Para participar desta etapa, será obrigatório a apresentação do laudo dos exames médicos complementares relacionados no edital. Será considerado aprovado nesta fase, o concorrente que cumprir com todos os requisitos e não for considerado inapto em nenhum dos exames exigidos.
A etapa seguinte, será composta por um exame de aptidão física, apenas para os concorrentes aprovados na inspeção de saúdo. O candidato convocado para etapa deverá se apresentar no local designado portando seu documento de identificação e conduzindo traje esportivo, no prazo previsto para a realização das tarefas. A avaliação da aptidão física traduz-se pelo conceito "apto" ou "inapto", pela aplicação de tarefas a serem cumpridas pelo candidato.
Os candidatos aprovados em todas as etapas do certame, poderão efetuar a matrícula no Curso de Formação de Oficiais.
Curso de Formação de Oficiais
O CFO/QC das áreas de enfermagem e veterinária realiza-se na EsSEx, no Rio de Janeiro-RJ, e o CFO/QC das demais áreas realiza-se na EsFCEx, em Salvador-BA, com uma duração aproximada de 37 (trinta e sete) semanas, e abrange a Formação Comum, Formação Específica e Pósgraduação.
A Formação Comum, de caráter eliminatório, desenvolve-se por intermédio do Curso Básico de Formação Militar, que tem por finalidade promover o ajustamento do oficial aluno às rotinas do Exército e capacitá-lo para o adequado desempenho como combatente individual básico militar.
A Formação Específica desenvolve-se com atividades da área específica da formação acadêmica, e tem como objetivo adequar os conhecimentos acadêmicos às peculiaridades organizacionais do Exército Brasileiro. A Pós-graduação desenvolve-se por intermédio de produção científica durante o CFO/QC.
O candidato, ao ser matriculado no CFO/QC, será designado, para efeitos administrativos, Primeiro-Tenente Aluno do CFO/QC.
Após concluir o Curso com aproveitamento, o concludente será nomeado Oficial do Exército Brasileiro (EB), no posto de Primeiro-Tenente do Quadro Complementar.
Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público