O concurso público do Ministério das Relações Exteriores, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 5 mil candidatos que disputam 26 vagas de nível superior no cargo de Diplomata. A função de Diplomata exige graduação de nível superior em qualquer área de formação e tem remuneração inicial de R$ 18.059,83. De acordo com o edital, duas vagas serão reservadas às pessoas com deficiência e cinco vagas ficam para candidatos negros.
As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 26 de agosto, contaram com questões de múltipla escolha. Estas serão avaliadas em uma escala de zero a 73 pontos, sendo considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 29,25 pontos.
Gabarito
O gabarito oficial preliminar da prova objetiva da Primeira Fase será divulgado no endereço eletrônico da organizadora, na data provável de 28 de agosto de 2018.
A segunda fase será composta por uma prova escrita de Língua Portuguesa, de caráter eliminatório e classificatório, valendo 100 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 60 pontos. Serão convocados para essa etapa os candidatos aprovados na prova objetiva e classificados dentro do número de vagas. Esta etapa será realizada na data provável de 22 de setembro de 2018, e terá duração de 5 horas, com início às 14 horas.
A prova escrita de Língua Inglesa será aplicada nas capitais onde houver candidatos aprovados na primeira fase, na data provável de 23 de setembro de 2018, e terá duração de 5 horas, com início às 14 horas. Esta, terá caráter eliminatório e classificatório, valendo 100 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver pontuação igual ou superior 50 pontos. Será atribuída nota zero à redação ou ao exercício que não se atenha ao tema proposto ou que obtenha pontuação zero na avaliação da correção gramatical e da propriedade da linguagem.
Na terceira fase haverá provas de história do Brasil, Política internacional, Geografia, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público e Língua Espanhola e Língua Francesa, de caráter eliminatório e classificatório. Estas, terão duração de 4 horas cada e serão aplicadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na Primeira Fase, nas datas prováveis de:
- 28/9/2018: Prova de História do Brasil, iniciando-se às 9 horas;
- 28/9/2018: Prova de Geografia, iniciando-se às 15 horas;
- 29/9/2018: Prova de Política Internacional, iniciando-se às 9 horas;
- 29/9/2018: Prova de Noções de Economia, iniciando-se às 15 horas;
- 30/9/2018: Prova de Noções de Direito e Direito Internacional Público, iniciando-se às 9 horas;
- 30/9/2018: Prova de Língua Espanhola e Língua Francesa, iniciando-se às 15 horas.
Será considerado aprovado no concurso o candidato aprovado na Segunda e na Terceira Fases e, no caso dos candidatos inscritos nas vagas reservadas a negros, aquele que tenha tido sua auto declaração confirmada pela comissão de heteroidentificação, conforme procedimento descrito no edital.
O candidato que desejar interpor recursos deverá utilizar o sistema eletrônico de interposição de recurso, no endereço eletrônico da organizadora, e seguir as instruções ali contidas.
O resultado final no concurso, e a convocação para os exames pré-admissionais serão publicados no Diário Oficial da União e divulgados no endereço eletrônico da organizadora, na data provável de 21 de dezembro de 2018.
A validade do concurso será de 90 dias, a contar da data de publicação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público