Foram aplicadas neste domingo as provas objetivas do concurso público do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O certame foi organizado pelo Tribunal em parceria com a Fundação Carlos Chagas, com a finalidade de selecionar 13 novos servidores de nível médio e superior para suprirem os cargos de Técnico e Analista Judiciário. Os salários oferecidos pelo órgão vão de R$ 4.947,95 a R$ 8.118,19.

O concurso teve mais de 4.800  inscritos, e os candidatos nomeados terão lotação nos estados do Acre, Amapá, Bahia, Minas Gerais e Piauí. As provas objetivas que aconteceram neste domingo tiveram caráter eliminatório e classificatório sendo compostas, para os cargos de nível superior, por 60 questões e para os candidatos de nível médio de 52 questões. A duração das provas também variou de acordo com a escolaridade dos candidatos, entre 04h30 e 4h.

Candidatos aos cargos de nível superior passaram ainda por uma prova de redação, que aconteceu na mesma data, e foram avaliadas somente as efetuadas pelos candidatos melhores classificados na prova objetiva. Na prova de redação foram observados os aspectos: conteúdo, que valia 40 pontos; estrutura, que valia 30 pontos e expressão, que também valia 30 pontos. Para ser considerado classificado na prova de redação o candidato deve obter pelo menos 50 pontos.

Já a prova de estudo de caso, que foi aplicada apenas para os candidatos aos cargos de nível médio, constou de duas questões práticas, para os quais o candidato deveria apresentar, por escrito, as soluções. Cada uma das questões será avaliada na escala de 0 a 100 pontos, considerando-se habilitado o candidato que tiver obtido, no conjunto das duas questões, média igual ou superior a 50. As notas das provas se darão de acordo com a equação presente em edital.

Gabaritos

A previsão é de que os gabaritos das provas objetivas sejam divulgados na janela abaixo no dia 22 de agosto. Os recursos deverão ser interpostos no prazo de 2 dias úteis após a ocorrência do evento que lhes der causa, tendo como termo inicial o 1º dia útil subsequente à data do evento a ser recorrido. Os resultados do concurso também podem ser vistos na aba "Resultado Divulgado", em anexo, conforme forem sendo divulgados pela banca organizadora do certame.