Foram aplicadas neste domingo, dia 14 de setembro, as provas objetivas do concurso público do Exército Brasileiro. A seleção, que visa selecionar 69 candidatos aos cargos de Oficial e Capelão, divulga seus gabaritos no dia 17 de setembro. Para participar do Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC) o candidato deveria ter idade máxima de 36 anos e ter concluído o ensino superior na área objeto da vaga, com títulos de licenciatura plena, apenas para áreas do Magistério, ou título de bacharel, para as demais áreas.

Já os candidatos aos cargos de Capelães (EIA/QCM) deveriam ter idade entre 30 e 40 anos, curso de formação teológica, de nível superior, conforme documento expedido por instituição de ensino e reconhecido pela autoridade eclesiástica de sua religião e ter sido ordenado sacerdote católico apostólico romano ou consagrado como pastor evangélico. 

O Exame Intelectual foi composto de 1 prova escrita, em um caderno de questões contendo 70 itens distribuídos em 2 partes, que deveriam ser respondidas em 4h , e foram  aplicadas a todos os candidatos inscritos.

A etapa de Conhecimentos Gerais, abrangendo 30 itens objetivos de Conhecimentos Gerais, foi constituída por 7 itens versando sobre Língua Portuguesa, 8 itens de História do Brasil, 8  itens de Geografia do Brasil e 7 itens de idioma estrangeiro teve valor total de 10,000 pontos.

A prova de Conhecimentos Específicos foi composta por 40 itens objetivos, com um valor total de 10,000 pontos. As provas tiveram caráter eliminatório e classificatório, sendo os seus resultados computados para fins de composição da nota final e consequente classificação final. Será considerado aprovado o candidato que obtiver pelo menos 50% de acertos em cada uma das provas. Acesse aqui o edital normativo do concurso.

Gabaritos

Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão postados na janela abaixo no dia 17 de setembro, assim como os resultados do concurso, que serão postados na aba "Resultado Divulgado" conforme forem sendo divulgados pelo Exército Brasileiro. O prazo máximo para indeferir recurso é de 2 dias a contar da divulgação dos gabaritos preliminares.